Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. Nos anos que se passaram em que o país estava dividido, os alemães ocidentais capitalistas e os alemães orientais socialistas conseguiram, graças ao acentuado empenho e à ajuda financeira externa, reestruturar-se das desmedidas perdas ocorridas na Segunda Guerra.
Mapa 1 - Alemanha dividida.
Mapa 2 - A divisão de Berlin
Na década de 60, os alemães ocidentais possuíam um padrão de consumo muito além do padrão oriental. Através de recursos norte-americanos, a economia da Alemanha ascendia substancialmente, tanto que o produto interno bruto (PIB) do lado ocidental alcançou o de países como Inglaterra e França.
Esse fato corroborou para a crescente evasão de alemães orientais, desgostosos com o regime socialista, para a Alemanha Ocidental. Em agosto de 1961, a quantidade de alemães deslocados para a parte ocidental chegou a quarenta mil. Diante disso, as autoridades da Alemanha Oriental determinaram a construção do famoso Muro de Berlim. Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
Vídeo 1 - Reportagem a respeito da Construção e queda do muro de Berlin.
Em 1974 foi realizada a Copa do Mundo de futebol e a sede foi a Alemanha Ocidental. Quiz o destino que no sorteio de grupos Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental caíssem no mesmo grupo. O time ocidental possuía os melhores jogadores, contudo, para surpresa geral, que saiu vencedora foi a equipe oriental.
História do Jogo
Segundo as estatísticas oficiais da Federação Internacional de Futebol, havia 60.350 torcedores no estádio, sendo apenas dois mil deles da Alemanha Oriental. Todos escolhidos cuidadosamente pelo Partido Socialista Unificado da Alemanha.
As duas seleções estavam classificadas e disputavam o primeiro lugar do grupo. O time ocidental era comandado por Helmut Schön, um alemão nascido em Dresden, na Alemanha Oriental, que chegou a treinar a seleção do Sarre – região que a Alemanha disputava com a França e que foi independente entre 1950 e 1957 (até se juntar à Alemanha Ocidental). A grande estrela da equipe era Franz Beckenbauer, mas o time contava ainda com atletas famosos como Sepp Meier, Berti Vogts, Paul Breitner, Wolfgang Overath, Gerd Muller e Uli Hoeness. Era um esquadrão, que poderia mesmo vencer, e até golear, a Alemanha Oriental.
Todos esperavam um clima de guerra entre as seleções e que os orientais fossem jogadores violentos e sem caráter. O que se viu não foi isso. A partida foi muito disputada, mas limpa – e teve até uma troca de camisas depois do apito final, mas longe dos olhos do público, para evitar reações do governo comunista.
Vídeo 2 - Lances da Partida Histórica
Aos 23 minutos do segundo tempo, a história foi escrita. O alemão oriental Jürgen Sparwasser recebeu no meio de três defensores, entrou na área e chutou forte, no alto. O gol que abriu o placar no histórico confronto foi também o gol da vitória da Alemanha Oriental sobre os favoritos anfitriões alemães ocidentais na única partida da história entre as duas seleções.
Com a vitória, a Alemanha Oriental ficou em primeiro lugar em sua chave e disputou uma vaga na final com Argentina, Brasil e Holanda. Perdeu duas partidas, empatou uma e foi eliminada. A Alemanha Ocidental, por sua vez, enfrentou Polônia, Suécia e Iugoslávia. Ganhou os três jogos, chegou à final e foi campeã ao vencer a Holanda.
No livro Tor! The Story of German Football (Gol! A História do Futebol Alemão), lançado em 2003, o jornalista Ulrich Hesse-Lichtenberger diz: “A Alemanha Oriental não era um adversário normal e o jogo não era apenas uma partida qualquer, mas uma ocasião com ressonância histórica profunda”.
Referências:
Vídeo 1 - https://www.youtube.com/watch?v=-ZJWyoIUkps
Vídeo 2 - https://www.youtube.com/watch?v=T4fU76ft-t8
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI102035-15227,00.html
http://www.dw.de/a-divis%C3%A3o-da-alemanha-de-1945-a-1989/a-958753
http://www.brasilescola.com/historiag/reunificacao-alemanha.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário