Blog criado por Jonas Davis do Nascimento, Rodrigo Santana de Oliveira e Tony Leandro de Souza. Alunos do 4ª ano Noturno do Curso de Graduação em História da Universidade Estadual de Londrina. Disciplina Tópicos de Ensino de História Contemporânea. Docente Professor Dr. José Miguel Arias Neto.

domingo, 15 de junho de 2014

Origem do futebol - Epyskiros

Epyskiros (Grécia – Séc. IV a.C.)



Apesar de jogos com bola nunca terem sido incluídos nos jogos olímpicos da antiguidade, na Grécia a bola foi usada em vários esportes. Epyskiros era um desses jogos, onde a bola era impulsionada com os pés. As bolas gregas eram feitas de bexigas de animais, principalmente porcos ou boi, cheias de crinas, pelos e lãs, não sendo, desta forma, muito diferente das bolas chinesa ou japonesa. Homero, em sua obra Odisseia, já mencionava a prática de jogos com bola. Na peça As Tarquinianas, Sófocles faz uma Epyskiros: jogos com bolaparódia de um jogo em que se utilizam as mãos e uma bola.

A primeira referência ao epyskiros vem do livro Sphairomachia, de Homero, um livro grego só sobre esportes com bolas. Nele é citado o epyskiros, um esporte disputado com os pés, num campo retangular, por duas equipes de nove jogadores. O número desses, porém, podia mudar de acordo com as dimensões do campo. Podia-se ter até 15 jogadores de cada lado, como acontecia no século I a.C. em Esparta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as metas, no fundo de cada lado do campo.

Referências:
http://saudetotalonline.com.br/futebol-correndo-atras-da-bola-e-de-saude/
http://futebolistaepico.blogspot.com.br/2012/05/historia-d-futebol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário