Tal como os seus vizinhos chineses, também no Japão surgiu um jogo aparentado com o futebol moderno. O Kemari certamente foi influenciado pelo Tsu Chu, embora estivesse imbuído de um carácter mais lúdico e menos competitivo, sendo descrito como “uma experiência mais dignificante e cerimoniosa”.
O jogo consistia basicamente em passar uma bola feita de camurça entre os vários jogadores (de 2 a 12), utilizando para isso apenas os pés; quando um jogador recebia a bola podia dar os toques que entendesse antes de endossá-la a um companheiro. Este jogo mais recreativo apresenta grandes similitudes com exercícios de recreação praticados nos dias de hoje.
As partidas de Kemari desenrolavam-se num recinto especial, designado por kikutsubo, delimitado pela colocação quadrangular de quatro árvores: uma cerejeira, uma macieira, um salgueiro e um pinheiro.
A data em que o jogo surgiu pela primeira vez não é conhecida com certeza, mas certas evidências textuais remetem para a possibilidade de se ter disputado um jogo entre praticantes de Kemari e Tsu Chu por volta de 50 DC; facto que remeteria para essa data o primeiro jogo internacional de “futebol”.
Referência:
http://lugarcativo.blogspot.com.br/2005/04/o-kemari.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário