Blog criado por Jonas Davis do Nascimento, Rodrigo Santana de Oliveira e Tony Leandro de Souza. Alunos do 4ª ano Noturno do Curso de Graduação em História da Universidade Estadual de Londrina. Disciplina Tópicos de Ensino de História Contemporânea. Docente Professor Dr. José Miguel Arias Neto.

domingo, 15 de junho de 2014

Origem do futebol - Kemari

Kemari (Japão – Séc. II a.C.)


Tal como os seus vizinhos chineses, também no Japão surgiu um jogo aparentado com o futebol moderno. O Kemari certamente foi influenciado pelo Tsu Chu, embora estivesse imbuído de um carácter mais lúdico e menos competitivo, sendo descrito como “uma experiência mais dignificante e cerimoniosa”.

O jogo consistia basicamente em passar uma bola feita de camurça entre os vários jogadores (de 2 a 12), utilizando para isso apenas os pés; quando um jogador recebia a bola podia dar os toques que entendesse antes de endossá-la a um companheiro. Este jogo mais recreativo apresenta grandes similitudes com exercícios de recreação praticados nos dias de hoje.

As partidas de Kemari desenrolavam-se num recinto especial, designado por kikutsubo, delimitado pela colocação quadrangular de quatro árvores: uma cerejeira, uma macieira, um salgueiro e um pinheiro.

A data em que o jogo surgiu pela primeira vez não é conhecida com certeza, mas certas evidências textuais remetem para a possibilidade de se ter disputado um jogo entre praticantes de Kemari e Tsu Chu por volta de 50 DC; facto que remeteria para essa data o primeiro jogo internacional de “futebol”.

Referência:
http://lugarcativo.blogspot.com.br/2005/04/o-kemari.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário